sexta-feira, 27 de abril de 2012




Prepare-se para tremer! No próximo dia 3 de maio, a quadra da FGV será realizado um terremoto chamado EPICENTRO. Novas ideias, provocações, quebra de paradigmas e ferramentas de tecnologia criadas com um único objetivo em comum: mudar o Brasil para melhor para o maio número possível de pessoas. 
Idealizado por Ricardo Jordão, o quebra tudo do empreendedorismo, o EPICENTRO será realizado dentro do Teatro e da Quadra Poliesportiva da FGV (Av. Nove de Julho, São Paulo) das 8h da manhã até a meia noite. No teatro, das 8h as 15h vários nomes de peso do empreendedorismo irão se revezar para falar sobre suas experiências em palestras de 30 minutos. Destacamos algumas: Ricardo Jordão começa abre o ciclo com a palestra: “Bem vindo ao EPICENTRO! Porque o Brasil precisa de um Terremoto de Empreendedorismo e Tecnologia”;  as 9h30, Claudio Dal Prá e Soninha Francine falarão sobre a “REDEmocracia”;  as 11h30 Ana Fontes sobre  “As 10 mil mulheres que vão mudar o mundo”;  as 15h15, "Administrador 5.0”, com Leandro Vieira do Administradores.com.br; “Como o PagSeguro revolucionou a maneira que compramos e vendemos pela internet” com  Julio Duram, Diretor de Concepção e Design dos Produtos do UOL. A programação completa você confere aqui. No quadra, a partir das 15h dezenas de pequenas e promissoras startups estarão expondo suas ideias mirabolantes para mudar o mundo. Confira aqui todas as empresas que irão participar do evento.
O EPICENTRO promete iluminar a escuridão e revolucionar o mundo do empreendedorismo. Será um evento único! E vale muito a pena participar! A entrada é gratuita. Você ainda pode fazer sua inscrição clicando no link: http://oepicentro.com.br/inscreva-se/. A divulgação do evento está liberada para os participantes, que poderão documentar e espalhar livremente pela web todas as atividades do EPICENTRO.   

Para acompanhar as informações: curta a página do evento no facebook, siga a #epicentro2 no twitter e visite o site!




terça-feira, 17 de abril de 2012

II Virada Empreendedora foi um sucesso!


E é esse sucesso que já garante a próxima Virada Empreendedora em 2013

 A segunda Virada Empreendedora que aconteceu nesse último final de semana no MyJobSpace Coworking entre às 14 horas do sábado às 14 horas do domingo foi, sem dúvida, de tirar o fôlego!

Passaram por lá mais de 350 pessoas, que se revezaram para lotar o auditório a cada palestra de grandes nomes do mundo empreendedor como : Marcelo Nakagawa, Cássio Spina, Gil Giardelli, José Papo, Marcelo Paranzini, Marcelo Pimenta, Denise Delboni, entre outros.

Além das palestras, nos intervalos os participantes contavam com consultorias informais, serviços de apoio ao pequeno empreendedor, bem como atendimento do SEBRAE SP.

A madrugada foi surpreendente, no comando de Maria Carolina Cintra e Diego Remus. Cerca de 80 pessoas “viraram” a noite ao redor da fogueira ao ar livre em um debate com Ricardo Jordão, música ao vivo e muita conversa. Teve também cinema com Marcos Hashimoto comentando o filme O Céu de Outubro, games e uma oficina de Plano de Negócios com Nei Grando. 


“A ideia é repetir anualmente o evento, e a cada ano aperfeiçoar mais e mais! Afinal, o Universo Empreendedor não para de crescer e temos que estar preparados para isso!” afirma animada a organizadora do evento Ana Lúcia Fontes que já programa a III Virada Empreendedora para 2013 com mais força e experiência.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Segundo dia da virada tem finanças, ética e investimento



Depois de uma madrugada intensa de programação, o segundo dia de palestras da II Virada Empreendedora trouxe informações importantes e relevantes para os participantes.

Na palestra sobre marcas e patentes, Fernanda Picosse e Alexandre Trinhain da consultoria IPlatam tiraram as principais dúvidas de empreendedores relacionadas à marca, como proteção, tempo de vigência, o que não pode ser registrado, violação, etc.  Eles explicaram quais são os tipos registro de marca: nominativa, figurativa, mista e tridimensional e destacaram  a importância de proteger sua ideia. “O benefício de ter uma marca é pequeno diante da briga depois”, explicou Trinhain.

Depois, os participantes assistiram a palestra “Ética nos negócios” do professor Douglas Elinto, seguida da apresentação de Cassio Spina, presidente da associação Anjos do Brasil. Spina destacou as principais características de projetos que recebem atenção de investidores e  esclareceu dúvidas a respeito do investimento-anjo que, apesar de recente no país, vem ganhando grande destaque no universo de empreendedorismo brasileiro.

A palestra da professora da FGV Denise Delboni esteve lotada. Especialista em direito trabalhista, Denise falou sobre os principais problemas com funcionários e deu recomendações para evitar dor de cabeça com causas trabalhistas. Por fim, a palestra “Finanças para pequenos empreendedores”, com Erik Krulilowski esclareceu os participantes sobre um tema rico aos empreendedores: finanças. O sócio diretor do Setor i encerrou os trabalhos da II Virada empreendedora que contou com mais de 19 apresentações, entre workshops, debates e muita informação. 

Da fogueira das vaidades à revolução pessoal


A madrugada da Virada Empreendedora começou com a exibição do filme “O Céu de Outubro". Na sequência, o professor do Insper e da ESPM Marcos Hashimoto conduziu um debate sobre a obra, afirmando que o jovem de hoje tem muita autoconfiança e determinação, mas salientou que, além destas virtudes, persistência é fundamental para o empreendedor.

Em seguida, com a condução de Diego Remus e Maria Carolina Araújo abriu-se oficialmente a madrugada empreendedora com a presença ilustre de Ricardo Jordão e Nei Grando, entre outros convidados. Ao redor da fogueira foram discutidos os comportamentos do empreendedor. "O mundo nao precisa mais de pessoas interessantes. Precisa de pessoas INTERESSADAS!", disse Ricardo Jordao da Biz Revolution.

Depois disso, workshop sobre modelo de negócios para profissionais (Business Model You), conduzido pelo professor Nei Grando e o jogo de tabuleiro Negócio Sustentável, com a facilitadora Glória Pereira. Também teve show, campeonato de videogame e muita animação apesar da hora. No meio da madrugada, direto de Paris, uma entrevista ao vivo com Renaud Visage, co-fundador e CEO da empresa de gerenciamento de eventos EventBrite, comandada por Marcelo Pimenta.

Para começar a manhã, Gustavo Santiago abriu o ciclo de palestras com o tema: “Midias sociais como canais de revolução”. O coordenador de mídia do Laboratorium destacou que redes sociais são formadas por pessoas e mídias sociais são apenas as ferramentas para potencializar estas redes. Para ele, o marketing 3.0 foca no propósito e nas pessoas. Santiago ainda resumiu em três palavras-chave a fórmula do empreendedorismo: Fé, Estudo e Prática. “A revolução não acontece quando a sociedade adota novas ferramentas, mas quando adotamos novos comportamentos”, afirmou Santiago parafraseando o pesquisador estadunidense de novas mídias Clay Shirky. 



Veja a apresentação “Midias sociais como canais de revolução”: http://www.slideshare.net/gustavosanti/mdias-sociais-como-canais-de-revoluo-ii-virada-empreendedora-sphttp://www.slideshare.net/gustavosanti/mdias-sociais-como-canais-de-revoluo-ii-virada-empreendedora-sp

domingo, 15 de abril de 2012

O futuro depende de nossas escolhas

Que tipo de consumidor você é? Consumista ou consciente? Quanto você está comprometido com o sucesso da sua empresa? A palestra de Alexandre Damiani, especialista em educação financeira, já começou provocando a plateia: “Você vai ao cinema e volta com uma sacola do shopping?”, perguntou o consultor, chamando as pessoas para reflexão.
Durante a apresentação, Damiani falou de problemas que toda pessoa vive: saúde e sustentabilidade financeira, efeitos do marketing e do crédito fácil no bolso e analfabetismo financeiro. “Deveríamos desde a infância ter aulas sobre o assunto”, disse o consultor.

Ele ainda alertou que a falta de educação financeira pode causar efeitos na saúde, no trabalho e na família; e salientou que a organização financeira é a solução para quem pretende realizar sonhos, principalmente os empreendedores à frente de negócios.

Segundo Damiani, as quatro regras de ouro são: Diagnosticar, Sonhar,  Orçar e Poupar. E deu a dica: “Mude de paradigma. Pare de trabalhar para pagar contas e comece a pensar em realizar sonhos”, afirmou.  

Se não vender, quebra!



 A palestra do consultor Antonio Carlos de Matos foi uma das mais divertidas da II Virada Empreendedora. O especialista em pequenas e médias empresas falou sobre a viabilidade de negócios e citou pontos chaves para uma empresa dar certo.

Só no Estado de São Paulo são 20 mil empresas novas abertas por mês e 90 mil que fecham a cada ano. É mais de 1 trilhão de reais perdidos em negócios falidos. “E por que estas empresas morrem?”, perguntou o consultor. “Porque elas não conseguem viabilizar seu negócio”.

Segundo Matos, ter uma empresa não significa apenas saber produzir. “Toda empresa do planeta tem que saber VENDER. Se não vender, quebra!”, afirmou o consultor. Portanto, abrir um negócio é montar um processo de vendas. “A definição da estratégia vem antes da estrutura”, explicou.

Além disso, segundo o consultor, não basta vender: é preciso vender por um preço que compensa. E para isso, o empreendedor precisa  saber calcular o preço de venda e as estratégias de negociação.

Por fim, não é viável vender, por um preço que compensa, sem ter um volume que valha a pena. “De nada adianta vender um produto caro apenas uma vez por mês”, explicou o consultor. É preciso calcular um volume de vendas que compense o investimento.

Com exemplos práticos e muita interação com a plateia, Antonio Carlos de Matos passou o recado: antes de abrir uma empresa, pense nos pontos principais de sua viabilidade: Venda, Preço e Volume. 

Painel empreendedor: três gerações de histórias


Além das palestras, a Virada Empreendedora contou com o “Painel Empreendedor” com a participação de Ana Fontes, Maria Carolina Cintra e Dorly Neto. Com empreendedores de três gerações  (40, 30 e 20 anos) o debate mostrou como é empreender com histórias diferentes e inspiradoras.

Ana Fontes, jornalista, publicitária, idealizadora da II Virada Empreendedora e proprietária do espaço de coworking MyJobSpace contou que trabalhou no mundo corporativo por mais de 20 anos, mas alertou que este não a preparou para o empreendedorismo. “O mundo empreendedor tem uma linguagem muito diferente”, afirmou Ana. Para ela, o desafio de empreender é difícil, mas compensador. “Você aprende a lidar com as adversidades da vida”, contou a empreendedora.  

Já Maria Carolina Araújo contou que em 2008 abriu sua primeira – a Kingo Labs - e logo de cara montou um plano de negócios com 36 páginas. “No final do documento, já estava milionária”, brincou. A empresa foi sucesso instantâneo, mas as coisas não foram feitas da forma certa, diz ela. “Fiz uma estrutura grande, com muitos funcionários, e muito cara”, relatou. A empresa foi à falência, mas restaram bons aprendizados e o produto Sorteie.me, que possui hoje com 4 milhões de usuários. Além disso, Maria Carolina se dedica à nova startup Socialle. “Comecei do jeito certo. É uma empresa enxuta e a chance de dar certo é muito maior”, afirmou.

Por último, Dorly Neto, sócio da empresa Benfeitoria, fez uma apresentação divertida e mostrou porque mesmo tão jovem já pensa longe. Com apenas 21 anos, Dorly se dedica a disseminar o conceito de crowdfunding. “A Benfeitoria tem 11 meses, 17 projetos e já arrecadou 300 mil reais”, contou. Para ele, mais do que dinheiro, o que vale é o engajamento e envolvimento das pessoas nos projetos. “A geração G - de generosidade - está aí e não temos como negar isso”, concluiu o jovem empreendedor. 

As variáveis do empreendedorismo

Quais são as alternativas para empreender? Como desenvolver seu negócio? O que é mais difícil na vida empreendedora? Quais os cuidados devem ser tomados? O palestrante Batista Gigliotti, mestre em administração de empresas pela FGV-SP, especialista em franchising e sócio-fundador da Fran Systems Consultoria, fez um panorama geral em que mostrou pontos importantes para desenvolver a atividade empreendedora, como o autoconhecimento, a criatividade, o network e a habilidade de vender.
Mas, para o especialista, de nada adianta investir no empreendedorismo, sem tomar certos cuidados como ter equilíbrio emocional e escolher os sócios com habilidades diferentes, mas objetivos e valores iguais.

Para o Gigliotti, o maior desafio dos empreendedores é identificar oportunidades. E isso acontece quando se percebe deficiências e tendências da realidade.  “Os empreendedores são treinados a observar as necessidades do dia-a-dia. É aí que estão as oportunidades”, explicou. 

sábado, 14 de abril de 2012

“Não planejar sempre sai mais caro”


O professor e coordenador de Centro de Empreendedorismo do Insper Marcelo Nakagawa fez uma apresentação elucidativa sobre Plano de Negócios.  Nakagawa apontou diferentes modos de se planejar uma empresa: com o Plano de Negócios tradicional com Sumário Executivo, etc, o Effectuation, o Business Model Generation (Canvas), o MAT (Meta, Ações e Tarefas).

Para ele, apesar de vários caminhos, não tem plano de negócio perfeito. “O mesmo plano será diferente se for aplicado por dois empreendedores”, afirmou. Nakagawa mostrou um plano visualizado por um “castelo de cartas”. Entre os elementos o professor destaca que é importante o empreendedor ter claro a oportunidade, o produto, o mercado consumidor, a empresa, os competidores, o marketing, os profissionais e a produção.

O especialista também alerta que o plano precisa ser feito para cada situação. “É preciso adaptar o modelo de acordo com quem vai avaliar o documento”, afirma. Se o plano for apresentado para a Fapesp é preciso ser feito com rigor científico porque passa por pesquisadores acadêmicos. É diferente de ser avaliado por uma Venture Capital ou uma incubadora. Por fim, Nakagawa comentou a importância do planejamento e de ter em mente qual o objetivo que se quer atingir. “Não planejar sempre sai mais caro”, finalizou.

Amazon e Sebrae apresentam soluções voltadas para empreendedores


A segunda palestra do dia na Virada Empreendedora foi dada pelo evangelista da Amazon José Papo (@josepapo). O desenvolvedor de software mostrou como a Amazon pode ajudar a empresa crescer e prosperar com a tecnologia de computação em nuvem.  

Para Papo, mesmo que o negócio do empreendedor não tenha a ver com o digital, ele pode se beneficiar com a tecnologia. “A grande sacada deste modelo é a flexibilidade que a hospedagem permite: ligou, pagou. Desligou, parou de pagar”, diz Papo. E completa: “A economia pode chegar a 75% ao mês”.

Em seguida, a palestra de Marcelo Paranzini, consultor sênior do Sebrae-SP e especialista em Produção, Qualidade, Produtividade, Estratégias Empresariais e Inovação, focou em Competitividade, Perenidade, Sobrevivência e Evolução das empresas.

Paranzini mostrou como a inovação pode atingir três universos: para o mundo, para o mercado e para as empresas. “Fazer algo que nunca se fez dentro da empresa, também é uma forma de inovar”, explicou.

O palestrante também explicou que para inovar é preciso fazer diferente, depois monitorar e, se tiver satisfatório, manter o padrão. “Se  não buscarmos a melhoria contínua, a empresa não dura. A boa prática é colocar-se à frente , na dianteira, liderar a mudança”, concluiu Paranzini. 

A matéria-prima do século XXI é o SONHO

A palestra de Gil Giardelli abriu oficialmente a II Virada Empreendedora. O professor da ESPM falou sobre empreendedorismo, redes sociais, inovação e negócios colaborativos. Para ele, nunca foi tão difícil achar um emprego, porém nunca foi tão fácil criar um. “A economia criativa é o motor do século XXI”, afirmou Giardelli. O que antes dependeu de máquinas, agora depende de cérebros.

Para exemplificar este novo mundo, Giardelli apontou que no natal do ano passado foram baixados 1,2 bilhão de aplicativos na Apple Store e apenas 0,5% eram brasileiros. Isto mostra que existe grandes oportunidades para o país com a indústria criativa, o crescimento da classe C. “O Brasil pode ser uma potência digital e ambiental. E também de empreendedores”, afirmou Giardelli.

E a era do empreendedorismo digital está mexendo com o comércio, com o copyright, com a sociedade, que hoje é uma rede distribuída e descentralizada. “Cada pessoa é um grande empreendedor”, afirmou Giardelli e falou sobre a importância da colaboração e da criação social, apresentando vários cases nacionais e internacionais que mostram a cooperação entre pessoas e a construção de histórias coletivas.

Giardelli ainda salientou a força dos aplicativos, a curadoria de conteúdo coletivo e o fenômeno gamification.  “Estamos vivendo a primeira revolução em que não existe um grande líder. Os heróis são reais”, disse. O especialista em economia digital finalizou a palestra dizendo que ser empreendedor é viver numa montanha-russa e que sonhar grande ou pequeno dá o mesmo trabalho. 
Acompanhe a transmissão ao vivo de todas as atividades a Virada Empreendedora através do link: http://www.ustream.tv/channel/myjobspace.

Está acontecendo agora a palestra de Gil Giardeli sobre Redes Sociais. A palestra está sendo um sucesso, e o auditório do MyJobSpace, com capacidade para 75 pessoas está lotado.

Começa às 14hs a II Virada Empreendedora

É hoje! Começa daqui a pouco a II Virada Empreendedora. Estamos a todo vapor trabalhando para que tudo esteja pronto! Ainda dá tempo de participar! Aproveite e participe!



as 14h do dia 14 de abril até as 14h do dia 15 de abril (sábado e domingo) - 24 horas de empreendorismo.
Onde será?MYJOBSPACE Coworking e Eventos - SP a 350 mts do metrô Conceição.
Serviços / ExpositoresContador, desenvolvedores de sites, designers, assessoria de imprensa, assessoria em franquias, assessoria em venda de empresas, marcas e patentes, entre outros.
Quem pode participar?Empreendedores, futuros empreendedores, freelas, startups, etc.
O que vou ver?Palestras: Gil Giardelli, Tejon, Antonio Carlos de Matos, Cassio Spina
- Consultorias rápidas
- Mini Rodadas de negócios
- Sessões de Networking
- Painel com Histórias empreendedoras.


O MyJobSpace está localizado logo no início da Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 345, (esq. com Miguel Hernandez) SOBRELOJA da agência do Itaú em frente a Eletropaulo.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

II Virada Empreendedora: Programação da madrugada


Seguindo o cronograma da da II Virada Empreendedora, a partir das 21h do dia 14/04 a programação fica um pouco mais lúdica, mas mesmo assim, não deixa de ter conteúdo! As 21h, Alexandre Damiani fará uma palestra sobre Educação Financeira - Saúde nos negócios e na vida pessoal. A partir das 22h, Marcos Hashimoto comandará um debate sobre o filme O Céu de outubro, com direito a muita pipoca na exibição do filme!

Na madrugada, comandada por Diego Remus e Maria Carolina Cintra, terá atividades diversas: fogueira dos mitos e vaidades com Ricardo Jordão (Biz Revolution); depoimento sobre negócios sociais e oficina sobre viabilização coletiva de projetos, com Dorly Neto (Benfeitoria); atendimento de modelos de negócio para profissionais (Business Model You) com Nei Grando; oficina de games com depoimento de um gamer profissional; oficina de música no ipad e rap empreendedor;pitches;entrevista ao vivo de Paris com Renaud Visage, co-fundador e CEO do EventBrite (by Marcelo Pimenta); Show com Regina Vasto – MPB; Rodada de jogo de tabuleiro – Jogo Negócio Sustentável, com a facilitadora Glória Pereira; Campeonato de Pro Evolution Soccer 2012 – Plataforma PS3; Oficina de Poker para Negócios.

As 7h do dia 15/04, teremos a re-abertura das exposições e o café da manhã com networking. As 7h30, Gustavo Santi fará uma palestra sobre Mídias Sociais como Canais de Revolução. As 8h30, Fernanda Picose falará sobre Produtos e serviços para PME's.  



No próximo post, a programação de encerramento da II Virada Empreendedora! Confira!

Acompanhe as atualizações da Virada Empreendedora atráves da fanpage do facebook, confirme sua presença no evento, siga a #viradaempreendedora no twitter e veja mais informações no site!





Co-fundador da Eventbrite participará da II Virada Empreendedora


A II Virada Empreendedora já conta com um time de feras que irão abordar diversos tema do empreendedorismo. E para somar no conteúdo o evento conta com uma nova participação: Visage Renaud é co-fundador da Eventbrite, empresa de gerenciamento de eventos. Formado em engenharia na Universidade de Cornell (EUA) e Ecole Centrale de Lyon (França), Renaud começou sua carreira como consultor ambiental, em projetos de de limpezas ambientais em larga escala.

Fascinado pela Internet, Renaud entrou como o Diretor de Engenharia, na Zing Networks, empresa pioneira no compartilhamento de fotos, que foi financiada por KleinerPerkins Caufield & Byers e posteriormente adquirida pela Sony.

Em 2006, uniu forças com Kevin e Julia Hartz e fundaram a Eventbrite. Eventbrite permite que pessoas do mundo todo possam planejar, promover e vender qualquer evento. Com financiamento da Tiger Global, Sequoia Capital,  DAG Ventures, Capital e Tenaya, a Eventbrite tem sido muito bem sucedida e, recentemente, anunciou que já vendeu mais de 50 milhões de bilhetes até à data.

Renaud entrará ao vivo com Marcelo Pimenta, direto de Paris, às 06:00h

Confira a programação da II Virada Empreendedora clicando aqui!

FONTE: Laboratorium (Diego Remus)



Acompanhe as atualizações da Virada Empreendedora através da fanpage do facebook, confirme sua presença no evento e siga a #viradaempreendedora no twitter!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

II Virada Empreendedora no Startupi


A balada empreendedora deste final de semana é em um coworking
Diego Remus em 11 de abril de 2012




A segunda edição da Virada Empreendedora inicia às 14h deste sábado, 14 de abril de 2012, no coworking MyJobSpace (ao lado do metrô Conceição, em São Paulo). Haverá uma série de palestras, painéis e bancas de consultoria com profissionais muito reconhecidos no mercado.

Participarão o consultor, professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo da Insper, Marcelo Nakagawa, o responsável pela implantação da Burger King e renovação de KFC e Pizza Hut no Brasil e LatAm, batista Gigliotti, o tech evangelist da Amazon Web Services para a América Latina, José Papo. Sem contar Gil Giardelli e outros caras fora de série que exemplificam, explicam e inspiram à beça. Veja aqui a lista.

À noite, inicia uma programação mais diversificada, que estou ajudando a desenhar, e que venho até vocês chamando para participarem!

Teremos à noite e durante a madrugada:

 - sessão de cinema empreendedor comentado por Hashimoto;
 - fogueira dos mitos e vaidades com Ricardo Jordão (Biz Revolution);
- salão de beleza onde só pode falar sobre inovação;
- depoimento sobre negócios sociais e oficina sobre viabilização coletiva de projetos, com Dorly Neto (Benfeitoria).
- atendimento de modelos de negócio para profissionais (Business Model You) com Nei Grando;
- oficina de games com depoimento de um gamer profissional;
- oficina de música no ipad e rap empreendedor;
pitches;
- entrevista ao vivo de Paris com Renaud Visage, co-fundador e CEO do EventBrite (by Marcelo Pimenta);
entre outras coisas;
- e ainda aceitamos sugestões e participações!

A programação entra no domingo e segue até as 14h. Veja mais informações no site ViradaEmpreendedora.com.br e faça sua inscrição antecipada! Se resolver levar alguém a mais na hora do evento, não tem problema.

fonte: Startupi

Acompanhe as atualizações da Virada Empreendedora atráves da fanpage do facebook, confirme sua presença no evento, siga a #viradaempreendedora no twitter e veja mais informações no site!

Convite de Diego Remus

Diego Remus, editor executivo da Startupi e Diretor para o Estado de São Paulo da Associação Brasileiras de Startups (ABS), será um dos organizadores da madrugada da Virada Empreendedora. Diego e Maria Carolina Cintra estão preparando atividades lúdicas e muito criativas como uma fogueira, oficina de jogos, salão de beleza e muitas outras coisas! Ontem a noite, ele deixou sua criatividade fluir e gravou o vídeo Convite para a madrugada das criaturas inovadoras, contando seus planos: http://www.youtube.com/watch?v=QPOPcduUR9o


Acompanhe as atualizações da Virada Empreendedora através da fanpage do facebook, confirme sua presença no evento, siga a #viradaempreendedora no twitter e veja mais informações no site!



terça-feira, 10 de abril de 2012

Programação: II Virada Empreendedora


A partir das 17h do dia 14/04, a programação da II Virada Empreendedora será voltada especialmente para os empreendedores. As 17h, Marcelo Nakagawa, ministrará uma palestra sobre Plano de Negócios. As 18h Batista Gigliotti falará sobre Alternativas para empreender. As 19h terá início o painel Histórias Empreendedoras de Sucesso com a mediação de Ana Fontes. As 20h Antonio Matos conversará com os participantes sobre Viabilização de Pequenos Negócios

Inovação, empreendedorismo, negócios, conteúdo e serviços! Tudo isso em um só lugar! Não dá pra perder! Inscreva-se já: www.viradaempreendedora.com.br.

O participantes que se inscrever terá o direito de participar das 24h do evento, podendo se retirar e depois retornar, ou mesmo passar as 24h no MyJobSpace com o valor de apenas R$ 39,00. Vale muito a pena!

Acompanhe as novidades da Virada Empreendedora através de nossa página no facebook, confirme sua presença no evento e siga a #viradaempreendedora no twitter!



Marcelo Nakagawa: Professor e Coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper. Tem mais de 20 anos de experiência como executivo nos segmentos bancário, consultoria estratégica, venture capital, inovação e private equity e como professor de empreendedorismo e inovação nas principais escolas de negócio de São Paulo. É mentor da Endeavor e da Artemísia, vice-presidente da Amcham no comitê Business in Growth (BIG) e membro do conselho consultivo da Anjos do Brasil. É colunista do jornal Brasil Econômico e da Harvard Business Review Brasil. Também é autor do livro Plano de Negócio: Teoria Geral (Manole, 2011) e co-autor dos livros Engenharia Econômica e Finanças (Elsevier, 2009) e Sustentabilidade e Produção: Teoria e Prática para uma Gestão Sustentável (Atlas, 2012).


Batista Gigliotti: Mestre em Administração de Empresas-FGV-SP. OneMBA Internacional (Kenan-Flagler UNC at Chapel Hill-USA, Erasmus-Rotterdam, EGADE-Monterrey, CHUK-Hong Kong e FGV-SP)., Pós-graduado em Administração de Empresas-FGV-SP e Engenheiro Civil-Mauá. Sócio-fundador da Fran Systems Consultoria Ltda, especializada em estratégia e desenvolvimento de negócios e de franquias, e máster-franqueada da Sunbelt Business Brokers para o Brasil. Executivo responsável pela implantação da Burger King no Brasil e em países da América Latina, e pela re-organização das marcas Pizza Hut, KFC e Taco Bell na América do Sul. Associado da ABF-Associação Brasileira de Franchising e da IBBA-International Business Brokers Association. Palestrante da FGV-SP, do Insper e da ABF. Coordenador de Projeto-Franquias do CENN-Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV-SP. Professor da Anhembi e do Senac. Juiz das competições de planos de negócios da Moot Corp-FGV (2005, 2006 e 2007), GV-Intel (2006) e Inova-Ibmec (2007 e 2009). Inova-Ibmec-Insper               (2010).     


Antonio Carlos de Matos: Administrador de empresas,  professor universitário e consultor em gestão empresarial. Criador do programa “Negócios & Soluções” - TV Cultura -SP, autor das séries de livros “Comece Certo” que orienta empresários para a montagem de  novos  negócios, e  “Abri minha empresa! E agora?” que orienta a viabilização de negócios. Escreve o Blog  “Ágil + Frágil”  sobre gestão empresarial.  Exerceu  por diversas vezes a  Gerência de Tecnologia da Informação e comandou por 13 anos a Consultoria Empresarial do Sebrae-SP. É Diretor de Operações do  IBELG - Instituto Brasileiro de Excelência em Liderança e Gestão e Diretor de Operações da MR Results Gestão Empresarial Ltda.



segunda-feira, 9 de abril de 2012

Programação: II Virada Empreendedora

As 14h do dia 14 de abril se inicia o evento que promete marcar o mundo empreendedor. A II Virada Empreendedora terá sua programação  totalmente voltada para empreendedores, aspirantes a empreendedores, frelas, startups e todos aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre o mundo do negócios.
A palestra de abertura da II Virada Empreendedora será ministrada por Ana Fontes e terá início as 14h. Em seguida, as 14h30, Gil Giardeli falará sobre Redes Sociais. Seguido por José Papo da rede Amazon, que as 15h30 iniciará sua conversa com os empreendedores sobre como a Amazon pode ajudar a empresa ou seu empreendeimento digital a crescer e prosperar sem complexidades. Ainda na tarde do dia 14/04, as 16h Marcelo Paranzini, do SEBRAE falará sobre Inovação.
Serão 24h corridas de negócios, serviços, conetúdo e networking, tudo isso em um só lugar! Você não pode perder! 

Ao longo da semana, passaremos mais detalhes sobre a programação da II Virada Empreendedora. Acompanhe também as novidades do evento pela nossa página do facebook, nosso perfil no twitter e não deixe de confirmar sua presença no evento!

Ana Fontes:  45 anos, graduada em propaganda e pós graduada em marketing pela ESPM e Relações Internacionais pela USP. Participou do PDE-Programa de Desenvolvimento de Executivos da Fundação Dom Cabral. Atua na área de marketing há mais de 20 anos com passagens por empresas como Banco Volkswagen, Volkswagen do Brasil e FEBRABAN. É palestrante e consultora de marketing e foi uma das participantes do programa 10.000 Mulheres da FGV e Goldman Sachs.  Atualmente empreendedora do MyJobSpace-Coworking e Espaço para eventos  da Rede Mulher Empreendedora e Coordenadora do Curso de Gestão Empreendedora para Mulheres da FGV.

Gil Giardeli: é especialista no Mundo.com, com 13 anos de experiência na era digital. Professor nos cursos de Pós-Graduação, MBA, Miami Ad School e do CIC – Centro de Inovação e Criatividade na ESPM, Escola Superior de Propaganda e Marketing. CEO da Gaia Creative, empresa em que implementa inteligência de mídias sociais, economia colaborativa, gestão do conhecimento e inovação para empresas e instituições como, Grupo Protege, BMW Brasil, MINI Brasil, SEBRAE, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Grupo Educacional Cruzeiro do Sul, Grupo BRMalls, Promobom Autopass,  entre outras.



José Papo: é Tech Evangelist da Amazon Web Services para a América Latina. Anuncia sempre novidades sobre a Amazon em seu twitter @josepapo e no blog em português da AWS: http://aws.typepad.com/brasil . É desenvolvedor de software e mestre em engenharia da computação. Também atua como professor de pós-graduação na PUC-SP.


Marcelo Paranzini: Pós-graduado em Qualidade e Produtividade Empresarial e em Engenharia da Qualidade; Bacharel em Direito; Engenheiro Metalúrgico; Consultor Sênior do SEBRAE-SP,  especialista em Produção, Qualidade, Produtividade, Estratégias Empresariais e Inovação;  Professor Universitário na área de Administração, Produção e Logística, Experiência em empresas nacionais e multinacionais nas áreas de Engenharia, Qualidade, Logística e Inovação.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Programação: II Virada Empreendedora

Já fez sua inscrição para a II Virada Empreendedora? Ainda não? Mas depois de ver a programação que estamos preparando, você vai fazer com certeza! Serão 24h de negócios, serviços, informação e networking, tudo isso em um só lugar! Confira:

Dia 14/04:
14h: Abertura do evento com Ana Fontes
14h: Abertura das exposições
14h30-15h30: Palestra com Gil Giardeli sobre Redes Sociais
15h30-16h: Palestra com José Papo sobre como a Amazon pode ajudar sua empresa ou seu empreendimento digital a crescer e prosperar com sucesso
16h-17h: Palestra com Marcelo Paranzini sobre Inovação
17h-18h: Palestra com Marcelo Nakagawa sobre Plano de Negócios
18h-19h: Palestra com Batista Gigliotti sobre Alternativas para Empreendeder
19h-20h: Painel Histórias Empreendedoras com participação de Marcelo Pimenta (direto de Paris, França)
19h-20h: 1ª Mini-Rodada de Negócios
20h-21h: Palestra com Antônio Matos sobre Viabilização de Pequenos Negócios
21h-22h: Palestra com Alexandre Damiani sobre Educação Financeira
22h-00h30: Exibição do filme "Céu de Outubro" e debate com Marcos Hashimoto

Madrugada:
Jogos, oficinas, consultoria, sessões de pitch, palestras, balada empreendedora tudo isso comandado por Maria Carolina Cintra e Diego Remus

Dia 15/04:
07h-07h30: Café da Manhã com Networking
07h30-08h30: Palestra com Gustavo Santi sobre Midias Sociais como Canais de Revolução
08h: Consultoria Coletivas
08h: Reabertura das exposições
08h30-09h30: Palestra com Fernanda Picosse sobre Produtos e Serviços para PMEs
08h30-09h: 2ª Mini-Rodada de Negócios. 
09h30-10h30: Palestra com Douglas Flinto sobre Ética nos Negócios
10h30-11h30: Palestra com Cássio Spina sobre Investimento Anjo
11h30-12h30: Palestra com Denise Delboni sobre Direito Trabalhista para PMEs
12h30-13h30: Palestra com Marcos Nakagawa sobre Finanças para pequenos empreendedores

14h: Encerramento com Ana Fontes 

Para saber sobre as atualizações do evento, curta a página no facebook, confirme sua presença no evento e siga a #viradaempreendedora no twitter

terça-feira, 3 de abril de 2012

II VE é destaque no Portal PaulistaiLtda


II Virada Empreendedora acontece em São Paulo

O comportamento do empresário brasileiro, dono de pequenas e micro empresas, vem mudando nos últimos anos. Cada vez mais eles estão buscando na informação, um recurso para o crescimento do negócio. Esta ascensão tem sido tão significativa, que o Brasil nos últimos anos tem ficado a frente dos países do G-20, no ranking global de empreendedores.
Para quem está começando ou quer começar um novo negócio e aposta no compartilhamento do conhecimento, a segunda edição da Virada Empreendedora pode ajudar a entender melhor as novidades e dificuldades de seguir no mundo do empreendedorismo.
O evento que tem duração de 24 horas vai proporcionar que os participantes tirem suas dúvidas, assistam palestras sobre diferentes temas que envolvem o empreendedorismo e terão a oportunidade de fazer contatos, aumentando o seu networking.
A programação da madrugada vai contar com jogos interativos, criação de games, aulas de música entre outras atividades, mas sem deixar de lado o foco no empreendedorismo.
A II Virada Empreendedora terá início às 14h do dia 14/04 e será encerrada às 14h do dia 15/04.   
A inscrição custa R$39,00 e pode ser feita pelo site: www.viradaempreendedora.com.br. O evento será realizado no MyJobSpace – Coworking e Eventos, escritório colaborativo localizado na Zona Sul de São Paulo.

II Virada Empreendedora
Datas: 14 e 15 de abril
Horário: a partir das 14h do dia 14/04
Local: MyJobSpace
End: Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 345 – Metro Conceição
Tel: (11) 2619-91990 

Para acomapanhar as atualizações sobre a programação do evento, curta nossa página no facebook, confirme sua presença no evento e siga o twitter da #viradaempreendedora
 



segunda-feira, 2 de abril de 2012

A II Virada Empreendedora foi destaque no Pensando Grande

A II Virada Empreendedora já foi destaque em vários importantes portais de notícia  sobre empreendedorismo! Entre eles, o site Pensando Grande! Confira:

 



A segunda Virada Empreendedora  de São Paulo é um evento que reúne tudo que um empreendedor precisa saber. Durante o evento, o empreendedor poderá tirar suas dúvidas nas consultorias coletivas, assistir palestras com profissionais renomados e ainda participar de rodadas de negócios, “pôquer” de negócios e cursos, entre outros serviços voltados para micro e pequenos empreendedores divididos nas 24 horas programadas para o evento.
O evento será realizado no MyJobSpaceCoworking e Eventos, escritório colaborativo localizado na Zona Sul de São Paulo.
As inscrições já estão abertas no endereço: II Virada Empreendedora.

Dias: 14 e 15 de abril
Horário: a partir da 14h do dia 14/04
Local: MyJobSpace
Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 345 – Metro Conceição
Tel: (11) 2619-91990

 FONTE: site Pensando Grande